sábado, 3 de abril de 2010

Praia do Bonete - Ubatuba

GPS (-23.888, -45.349) Praia do Bonete - Ubatuba - setembro de 2007


Essa foi a primeira vez, pelo menos que eu me lembre, que eu fiz o dito camping selvagem.
Foi tudo meio improvisado, mal planejado, cheio de surpresas, mas até hoje eu considero uma das melhores viagens da minha vida.

Tudo começou com uma amiga minha me contando de uma praia maravilhosa praticamente deserta que ficava em Ubatuba, chamada Praia do Bonete.
Só para avisar essa praia que eu estou falando é a Praia do B0nete de Ubatuba, sei que existe uma praia do Bonete em Ilhabela e que dizem que é maravilhosa.

Então vamos lá eu e mas duas amigas no meu famigerado Ford Ka preto e seu toca fita ; eu que tinha pego a estrada umas duas vezes, estava indo com encarar os mas de 300 Km de São Paulo até Ubatuba.

Nós saimos de São Paulo de manhã, não tão manha assim de um sábado. Arranjamos barraca, cochão eu alguns pacotes de fandangos e club social.
Eu inexperiente fui parando em varias praias no meio do caminho e a viagem de 3 horas virou mas de 5. Chegamos no final da tarde no condominio que da acesso a trilha para praia.

Aqui fica a dica; não fazer o que eu fiz, o ideal é chegar cedo lá pra fazer a trilha ainda de dia sem ter que se preocupar com o anoitecer no meio do caminho. Levar água (0u algum produto para tratar a água das bicas ), uma lanterna( celular com lanterna quebra um galho enorme também) e ter uma mochila e um tenis daqueles de fazer trilha mesmo.

Bem, aqui começa a aventura , chegamos ao condomínio que da acesso a trilha pra ir até a praia do Bonete, estacionei o carro próximo a praia da Lagoinha, e não tive nenhum problema em relação a deixar o carro lá, quando voltei estava tudo do jeito que eu deixei.

Pegamos as tralhas de acampamento, divididos em sacolas e mochilas, tudo meio improvisado e nada prático para se fazer uma trilha.

A trilha começa no canto esquerdo da praia da Lagoinha, fizemos a trilha em cerca de uma hora, eu (principalmente) e minhas amigas morrendo no sob morro desce morro carregando um monte de coisa.
A trilha é bem demarcada e não tem como se perder. Como existe uma comunidade de pescadores lá, creio que a trilha é usada frequentemente.

Chegamos na praia faltando umas 2 horas para o por do sol, a praia vazia com exceção de um maluco dormindo numa barraca quebrada no inicio da praia, nós nem chegamos a falar com ele, e nem notamos sua presença.
Montamos acampamento na beira da trilha em baixo de uma árvore, quase na areia.

A praia era maravilhosa. Eu acostumado até aquele ponto da vida com praias de mar calmo, faixas de areias enormes e sempre com gente circulando (Bertioga praticamente); tive um choque imenso quando conheci aquela praia.



Antes de anoitecer eu fiquei tomando conta das barracas enquanto as meninas foram arranjar algo para beber, entenda se aqui cerveja, nesse meio tempo entrei no mar, eu míope, perdi meu óculos na água (sorte que eu tinha outro), fiquei meia hora olhando para a aguá feito tonto, até que eu consegui encontrar e pegar meu óculos entre algumas ondas ; arranhado porem abençoado por Iemanja.

A noite foi caindo, e a gente sem comida de verdade (só fandangos e club social) e sem nada pra fazer ficou sentado na areia conversando, olhando o mar até bater o sono. Como se isso fosse ruim.

Nesse tempo, vimos algumas pessoas passando pela praia afinal existia uma comunidade
de caiçaras ali.
Num certo momento tem um cara passando e minha amiga grita " Ohh, Jesus !!!".
Eu e nossa outra amiga sem entender nada.
Minha amiga gritar poe Jesus até que é normal, o cara responder que foi meio estranho.

Pior que era verdade mesmo, o sujeito era um caiçara cabeludo que minha amiga conhecia de outra vez que ela tinha ido lá e o apelido dele era Jesus - nem parecia tanto assim .
Ele tava indo pra uma baladinha, mas acabou indicando para a gente onde ficava a comunidade de caiçaras, na praia era só uma luzinha indicando o caminho, mas depois entrando vimos que era até grande a comunidade.E foi Jesus que nos mostrou a luz, e como tínhamos cede ele nos mostrou onde arranjar água, e como os cigarros tinham acabado ele também nos mostrou onde comprar.

Depois a gente voltou pro acampamento, ele ficou conversando com a gente ali um tempo e
depois ele seguiu seu rumo e nós fomos dormir.


Eu numa praia "deserta", encontrando Jesus.
Ainda. Eu estava no meio da escuridão da noite e ele nos mostrou a luz e indicou o caminho,
eu tinha cede e ele nos deu o que beber.


Então a gente foi dormir só que não é que nem em casa que você desliga a TV e vai pra cama.
Eu estava numa praia deserta, com o céu cheio de estrelas , o mar a alguns passos de distancia, no meio da natureza, escutando o som do vento, dos bichos e do mar.

Até hoje considero isso uma das melhores coisas que eu já fiz na vida.

No dia seguinte acordamos com céu claro, fomos conhecer as outras praias próximas seguindo a trilha ou então andando pelas pedras.

No fim do dia pegamos um barquinho e voltamos para o mundo real indo em direção ao por do sol.

Um comentário:

Lêh R. Gonçalves disse...

Oii!! quero tirar umas dúvidas e pedir umas dicas para esse roteiro. Pretendo ir com amigas agora em janeiro. Pode nos ajudar por favor?

abçs